16/07/2017

Dia 24 - Os Conselheiros


O problema de partilharmos as nossas aspirações e objectivos, é que toda a gente irá sempre ter imensas opiniões para dar.

Uma das coisas que eu mais adoro é a imposição dessas mesmas opiniões. Conselhos...o que queiram chamar. Infelizmente, não somos todos iguais; não nascemos todos com a garra de subir ou vencer. Nem todos somos estrelas do social. Nem todos desenvolvemos em nós a aptidão de nos desdobrarmos em qualquer situação, e ainda assim sair no topo.

E nem todos queremos.

Analisando de longe, a hipótese de construir uma coisa só minha ou ser reconhecida por isso é de facto muito risonha. Mas toda a gente se esquece dos passos até lá. E ninguém se preocupa se é de facto para esse lado que a tua balança pesa mais.

Colocar de lado a minha ética e fazer de conta que em mim existem certas características, por uns euros a mais na minha conta deixa-me bastante desconfortável. Se eu gostasse de negócio, provavelmente era isso que teria estudado, “porque infelizmente o Mundo funciona assim.”

Mas eu não tenho de ser como o Mundo só porque o Mundo assim quer.

O ideal que todas as outras pessoas idealizam para ti pode não ser aquele que realmente te serve. E eu até posso estar perdida nos meus objectivos...mas sei que enfiar-me no mundo do negócio e da ginástica mental de prender o cliente em volta do meu dedo mindinho não será. Por muito que toda a gente ache que eu até tinha capacidades para o fazer.

Porque é que toda a gente assume que eu tenho de ajudar? Alguém me perguntou se eu queria ou não?

Porque é que no meio de todas as coisas que eu tenho para resolver e endireitar vocês teimam em mandar-me mais esta “porque senão for assim no início, não se vai conseguir...por isso precisamos mesmo que tu ajudes.”?

O vosso egoísmo nem dá lugar ao meu para se manifestar. E esta é a grande mágoa que eu tenho no Ser Humano: no fim do dia tudo o que importa és tu e as tuas concretizações. O que os outros querem não é importante, mesmo que eu tenha de te usar para conseguir o que eu quero.

Agradeço do fundo do coração a vossa tentativa de impulsionamento e abertura de horizontes, mas não será pela vossa insistência e lavagem cerebral que eu irei lá chegar. Eu demorei 6 anos da minha vida para finalmente decidir que queria prosseguir os meus estudos...acham mesmo que serão em meses e semanas que vou optar por uma das vossas sugestões?

Eu sou como Deus - o meu tempo não é o vosso.