29/12/2016

Dia 21 - Errar

Odeio errar. Odeio mesmo. Sou implacável com os meus erros e com aquilo que não tive a inteligência de emendar ou perceber antes de fazer. Simplesmente não me perdoo por ter feito uma asneira sem cabimento.

Infelizmente errei. E errei mesmo. Daqueles erros que causam prejuízos. Felizmente até tem solução, porque só para a morte é que não há solução. Mas, durante dias e dias vai pairar sobre a minha cabeça a ideia de "Tu podias ter feito de outra maneira e não fizeste. Até está resolvido, mas erraste na mesma."

Os próximos dias vão ser passados assim, quando acordar, quando me deitar e quando tenho a cabeça demasiado livre para deixar a minha mente à solta para inventar o que quiser. Dias de desgaste se avizinham.

O mais importante nisto tudo, é que quando a poeira assenta, e eu respiro fundo e tomo consciência do que aconteceu, mais percebo que eu não posso culpar ninguém sem ser a mim própria.

É uma verdade que tudo o que está à nossa volta nos influencia, e nos motiva ou não. Nos induze em erro. Mas eu tenho a opção de questionar, de rever e de reflectir. E eu escolhi não o fazer. Todas as escolhas imprudentes que fazemos têm sempre as suas consequências.

Se estou desmotivada; se acho que não me explicaram bem alguma coisa, e se tenho dúvidas, só a mim me posso culpar. Só eu posso escolher mudar isso. 

Não vale a pena tentar passar a bola para o próximo quando a responsabilidade é toda nossa. E se calhar parte da nossa indignação, quando somos confrontados com uma chamada de atenção, é mesmo porque bem lá no fundo sabemos que é verdade e custa admitir. A verdade dói sempre, mas é necessária.

Vou ter de passar pela fase da aceitação. Preciso de aceitar que errei. Preciso de aceitar que me descuidei porque não estou motivada o suficiente. Preciso de aceitar que nem sempre faço todas as perguntas que gostaria de fazer, porque tenho medo da resposta que vou ter do outro lado. Preciso de aceitar que até reconheço que tenho de ser mais humilde e aceitar o que faço de mal.

Não há mais ninguém a quem culpar sem ser eu. E vou ter de aprender a viver com isso. Esta será apenas a primeira de muitas durante toda a minha vida.

Irei procurar mais uma vez, aquilo que me completa. Mas, por muito que a minha vontade seja enfiar a cabeça na areia tipo avestruz, não o vou fazer. Vai doer, mas vou até ao fim e até onde não der mais.

Comprometo-me a ouvir, a perguntar, e a dar o meu melhor, mesmo que não queira. É a única forma de curar a ferida aberta pelo erro que cometemos.

Hoje é só mais um dia, de uma semana, de um mês e de um ano. Tudo tem solução e amanhã será melhor, até encontrar melhor.

Errar é Humano, mas nem sempre convém.

Resultado de imagem para mistakes


23/12/2016

Dia 20 - É Natal!

Ai, o Natal! Embora seja uma das minhas alturas favoritas do ano, é também a altura de falsidade e cinismo.

Todos os familiares que passamos o ano a odiar de repente tornam-se bem-vindos; as pessoas que não gostamos assim tanto, levem um sorriso amarelo e um feliz natal seco...Ah, é uma maravilha o Natal!

Vamos gastar o que temos e não temos para compensar a falta de atenção, consideração e até mesmo respeito que não tivemos o ano todo. Vamos lá perdoar o pobre coitadinho, que até não merece, mas como é Natal, viva à paz e ao amor. Como é bom o Natal...

A minha desilusão sobre a quadra Natalícia aparece devido a isto. Se ainda pudesse dizer que quando era criança era melhor, mas nem por isso. Porque mesmo em criança, eu era adulta e como tal os dramas familiares tornavam-se os meus dramas. No entanto, eu continuo a adorar o Natal.

Enquanto anda tudo ao estalo e pontapé, eu passo os meus dias de trabalho (ocupadíssima) a pensar que há muita gente que não vai ter Natal. Não vai haver mesa cheia, não vai haver lareira acesa, não vai haver roupa e mantas quentinhas, não vão haver presentes, não vão estar com a família, e se calhar com muita sorte ou falta dela, não vão ter um sítio onde ficar. O Natal deveria ser para todos.

Pensando assim, se calhar receber umas meias ou ouvir o ruído de um intruso na noite da Natal não é assim tão mau, comparativamente a não ter Natal.

Milhões de pessoas no Mundo passam o ano inteiro a sobreviver nas maiores dificuldades, dia após dia. O Natal é só mais um dia da imensa luta e dor que sentem. Mas é no Natal que toda a gente sente carinho e compaixão, quando foram uns cabrões o ano inteiro. É maravilhosa a quadra!

Por isso, num Natal em que foram necessárias fazer algumas cedências e ajustes, vou fazer um esforço por não me deixar afectar pelo cinismo alheio, mesmo que isso signifique não conseguir agradar a todos. Isso, e algum álcool também é capaz de ajudar...

Por fim, quero desejar a todos os fantasminhas um Feliz Natal. Que vos traga muita saúde, alegria, bebedeiras, o que quiserem. Que recarreguem baterias para continuar a enfrentar a última semana do ano e o que aí vem. Para que consigam atravessar as vossas batalhas diárias.

Para o ano há mais, e podemos contar com as meias da avó, com o familiar esquisito que só vemos uma vez no ano, e com o intruso que ninguém quer lá! Mas enfim, faz parte do espírito.

Pode ser que para o ano seja diferente, e rica de preferência...essa puta chamada esperança, nunca morre. 

Resultado de imagem para christmas memes


14/12/2016

Dia 19 - Vontade

Vontade.

Vontade de ser diferente, mas querer ser igual.

Vontade de me destacar, mas querer fazer parte.

Vontade de gritar, mas sorrio e aceno.

Vontade de me exprimir, mas calo e tolero.

Vontade de arriscar, mas fico em casa.

Vontade de ir embora, mas acabo por ficar.

Vontade de dizer que não, mas acabo por dizer que sim.

Vontade de dizer que sim, mas acabo por dizer que não.

Vontade de não pensar demasiado, mas não consigo dormir.

Vontade de respirar, mas acabo por desistir.

Vontade de ter aquilo que não posso.

Vontade de ter aquilo que é inatingível.

Posso ter aquilo que está ao meu alcance, mas não tenho vontade.

Vontade de comer, mas agora não posso.

Podia comer agora, mas já não tenho vontade.

Vontade de ter vontade para fazer a vontade a quem tem vontade.

Tenho tudo ao meu alcance para o poder fazer, mas não tenho vontade.

A vontade que tinha no início, já se foi.

A pressão de fazer a vontade, é maior que a vontade de ceder à tentação.


Por isso, acabo por dizer não, deixar tudo como está e não fazer a vontade.

Resultado de imagem para vontade